DIÁRIO DA FRANCISCA EM GALÁPAGOS 3





01/07
Santa Cruz é uma ilha vizinha à de San Cristóbal, onde eu estava hospedada. Fica a duas horas de barco. Santa Cruz é bem mais estruturada, mais populosa, com muito mais turistas pelas ruas, restaurantes, bares e lojas. É lá que as organizações WWF e Charles Darwin, por exemplo, têm suas sedes. Tem praias lindas, muitas iguanas, aves e campos de tartarugas. É o pólo mais agitado do arquipélago.Fui conhecer o Instituto Charles Darwin. É muito bacana, tem várias tartarugas gigantes. Neste instituto existe um trabalho muito sério de proteção às espécies de Galápagos, principalmente as tartarugas.Os ovos das tartarugas são coletados de várias ilhas e ali é feito um trabalho de criação e cuidado dos ovos. As tartarugas filhotes são cuidadas de dois até cinco anos, assim elas estarão mais protegidas do que se estivessem em seu habitat natural, depois elas são levadas de volta para a ilha da qual foram retiradas.Os animais invasores, trazidos pelo homem, como o cachorro e a cabra, por exemplo, são os maiores predadores da fauna e flora local. Eles ameaçam a vida e o equilíbrio deste habitat. Outra função dos institutos é a educação ambiental e conscientização da população na proteção dos animais, já que, em décadas passadas, no início do século, as tartarugas eram brutalmente mortas para uso de seu óleo, tanto quanto os lobos marinhos.Fui conhecer uma praia maravilhosa, chamada Baía Tortuga, linda, grande, areia branca, cheia de iguanas nadadeiras, passarinhos que comem bolachas em nossas mãos, pelicanos... Nesta praia rolam umas ondas, um beach break, mas que tem ondulação grande. Fiquei o dia todo por lá, curtindo, filmando, integrada ao local. O acesso para chegar é por um caminho feito para o turismo, de dois quilômetros, entre os cactos nativos.A maior aventura que eu fiz foi de bike, aluguei uma bicicleta e fui visitar dois lugares que normalmente se faz de carro, os campos naturais, onde se vê as tartarugas gigantes em seu habitat natural, e os buracos vulcânicos Los Gemelos. São crateras de mais de 100 metros de diâmetro, ficam no alto do morro, a uns 600 metros de altitude.Esta pedalada foi irada, de extrema resistência, não sabia que era tão longo o caminho, apenas fui indo com um mapa na mão, foram quase 25 quilômetros de pura subida, foram sete horas de passeio, sendo cinco só de subida. Choveu, me perdi, não chegava nunca, eu estava sozinha e pedia informações para as pessoas locais, mas cada um falava de um caminho diferente... Estava muito cansada, mas não desisti e consegui achar. Vi as tartarugas no campo natural. Elas eram tão grandes que de longe seus cascos pareciam pedras, foi incrível.Depois de mais umas subidas, encontrei Los Gemelos, um buraco vulcânico, outro local maravilhoso, de paz total!A volta foi tranqüila, duas horas descendo de bike, uma delicia!Este passeio, com certeza, vai ficar na minha memória, junto com toda a viagem!Por Francisca Pereira publicada no site http://www.maryjane.com.br/

2 comentários:

Cassius Vallim... disse...

Manero o seu relato sobre esse paraíso.
Eu montei um blog essa semana e estou contando aos poucos, minha estadia nas ilhas equatoriana... Procurei pessoas que dividiram essa mesma idéia e cheguei aqui rs.

Meu blog, assim como o seu, não é só sobre Galápagos, mas tive que começar por essa viagem... foi alucinante.

Vou adicionar nos favoritos e aparecer mais vezes.
Boas viagens, boas ondas e boa sorte com o surf.
Inté.

Unknown disse...

Francisca,

Parabéns e obrigado pelas informações sobre Galápagos. Estou indo para lá em 21/12/08 para ficar 2 semanas e através da tua trip, pude me empolgar um pouco mais, hehe, apesar de não estar naqueeela pilha.

Obrigado!